Fusão entre PSDB e Podemos colocará deputada Analice e Nóbrega no mesmo partido
A proposta de fusão entre os partidos PSDB e Podemos em nível nacional, já aprovada pelos tucanos e dada como certa, criará em Taboão da Serra uma situação política impensada e improvável. A deputada estadual veterana na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Analice Fernandes (PSDB), e o deputado estadual Eduardo Nóbrega (Podemos) passarão a integrar o mesmo partido. Ambos são figuras políticas consolidadas em suas legendas de origem, mas a fusão torna insustentável a permanência de ambos na nova sigla, já que seus projetos políticos são antagônicos.
A união partidária também colocará do mesmo lado os ex-prefeitos de Taboão da Serra, José Aprígio (Podemos) e Fernando Fernandes (PSDB), adversários históricos e tradicionais da política local.
Diante dessas composições políticas que beiram o apocalipse, é certo que tucanos e filiados ao Podemos de Taboão da Serra deixarão o partido assim que a nova sigla for oficializada, após aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eduardo Nóbrega deve migrar para o Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, que não perde a oportunidade de demonstrar seu favoritismo pelo deputado. Já o destino da deputada Analice está sendo definido, mas é sabido que ela mantém conversas com o PL.
Taboão da Serra já vive uma situação atípica em relação à representatividade na Alesp. A cidade é uma das pouquíssimas no Brasil que conseguiu eleger dois deputados estaduais. Além disso, é importante destacar que o novato Eduardo Nóbrega teve sua trajetória política moldada dentro do grupo da deputada Analice Fernandes. Embora tenha sido eleito com apoio do ex-prefeito Aprígio, sua carreira foi construída, em grande parte, sob a liderança do ex-prefeito Fernando Fernandes, com quem rompeu ao decidir disputar a Prefeitura de Taboão da Serra em 2020.
A eleição de 2026 será a primeira da história de Taboão da Serra em que dois deputados com mandato na Alesp disputarão a reeleição. Esse fato, por si só, já torna o pleito o mais acirrado da história da cidade para o cargo de deputado estadual. Além disso, a atual deputada federal Ely Santos, irmã do ex-prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, também poderá concorrer ao cargo de deputada estadual. Sua candidatura deve ser forte na cidade, contando com o apoio do prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil).
Na corrida pela reeleição, Analice Fernandes já saiu na frente em Taboão da Serra. Os dois vereadores mais votados da cidade, Wanderley Bressan (PDT) e Sandro Ayres (Republicanos), já declararam apoio à deputada, assim como o vereador Donizete (PSDB). Ela também conta com o apoio de secretários do governo Engenheiro Daniel.
Na Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega conta com o apoio do vereador Anderson Nóbrega, seu irmão e principal força política de seu grupo na cidade.
Entenda a fusão entre PSDB e Podemos
A executiva nacional do PSDB autorizou, por unanimidade, nesta terça-feira (29), o avanço das negociações para uma fusão com o Podemos. Os dirigentes também decidiram convocar uma convenção nacional, marcada para 5 de junho, para confirmar a união.
A fusão, que também precisa ser aprovada pelo TSE, dará origem a um novo partido — provisoriamente chamado de "PSDB+Podemos".
A expectativa é que o Podemos também convoque sua convenção para junho. As legendas só poderão solicitar o registro da nova sigla ao TSE após essas etapas.
Órgão máximo do PSDB, a convenção nacional tem a prerrogativa de aprovar ou rejeitar propostas de fusão. Participam da votação membros do diretório nacional, delegados estaduais e parlamentares tucanos do Congresso Nacional.
Durante o mês de maio, os detalhes da nova legenda serão discutidos. Caberá a uma comissão — composta por dirigentes do PSDB e do Podemos — consolidar a identidade do novo partido, incluindo nome definitivo, marca, estatuto, programa partidário, número e símbolo.
Sandra Pereira